Maior complexo habitacional privado da Madeira sofre avaria grave em pleno fim-de-semana prolongado
Os Bombeiros Sapadores do Funchal foram chamados na tarde deste sábado, 19 de Abril, para intervir com urgência no edifício Várzea Park, localizado na freguesia de São Martinho, no Funchal. A missão? Ajudar no enchimento dos depósitos de água que se encontravam praticamente secos, após uma falha prolongada no sistema de abastecimento do prédio.
A situação tornou-se crítica quando, desde a tarde de sexta-feira, 18 de Abril, vários blocos do condomínio deixaram de receber água, devido a uma avaria interna alegadamente numa bomba de pressão. O fornecimento foi interrompido por volta das 13h00, afectando centenas de moradores.
Edifício Várzea Park: 271 fogos afectados pela falha de abastecimento
Inaugurado em 2007, o Várzea Park é o maior complexo de habitação privado da Madeira, com 271 fogos. Durante mais de um dia, os residentes enfrentaram dificuldades diárias como tomar banho, cozinhar ou até mesmo utilizar os esquentadores, que não funcionavam corretamente devido à pressão insuficiente da água.
Algumas fracções ainda chegaram a ter acesso a água, mas em quantidades tão reduzidas que impossibilitaram o seu uso normal. O cenário agravou-se devido ao fim-de-semana prolongado, o que aumentou o desconforto dos moradores que esperavam descansar durante estes dias.
MadC confirmou situação crítica e mobilização dos bombeiros
Esta manhã, a empresa MadC, responsável pela gestão do condomínio, informou os condóminos que os poços de água estavam quase vazios devido ao elevado fluxo de saída. Com a pressão nos tanques em níveis mínimos, a empresa tomou medidas e comunicou a chegada dos bombeiros para colaborar na reposição da água.
Os Bombeiros Sapadores do Funchal deslocaram-se ao local com o objectivo de encher os tanques e restabelecer o fornecimento de água às mais de duas centenas de famílias residentes no complexo.
Moradores esperam solução definitiva e manutenção preventiva
Apesar da intervenção emergencial, os moradores esperam agora que seja feita uma inspeção técnica detalhada e uma eventual substituição da bomba de pressão que causou toda esta situação. Muitos questionam também se há um plano de manutenção preventiva para evitar novos episódios como este.
Num tempo em que o acesso à água é considerado um direito básico, casos como o do Várzea Park evidenciam a importância da gestão eficaz de infraestruturas críticas, sobretudo em edifícios de grande dimensão.
Fotos de Carlos Henrique
Sem comentários:
Enviar um comentário