Últimas

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Homem detido no Funchal com 150g de cocaína pura e 22 mil euros

Polícia Judiciária detém cidadão estrangeiro de 35 anos, fortemente indiciado por tráfico de estupefacientes na Madeira.

Apreensão histórica de cocaína na Região Autónoma da Madeira

O Departamento de Investigação Criminal da Madeira da Polícia Judiciária (PJ) procedeu à detenção de um cidadão estrangeiro, com 35 anos, no concelho do Funchal, fortemente indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Durante a operação policial, foram apreendidas cerca de 150 gramas de cocaína, com o mais elevado grau de pureza jamais detetado na Madeira desde julho de 2023, data da abertura da extensão laboratorial de drogas e toxicologia do Laboratório de Polícia Científica (LPC) na região.

Valor de mercado e impacto da droga apreendida

Segundo a casuística do LPC, este tipo de apreensão, com tamanha pureza, excede a média nacional, o que indica uma ameaça séria para a saúde pública e a segurança da população. As 150 gramas de cocaína equivalem a mais de 1000 doses individuais, que seriam potencialmente colocadas à venda no mercado local.

Juntamente com a droga, a PJ apreendeu ainda uma quantia significativa de 22 mil euros em numerário, presumivelmente proveniente da atividade ilícita de tráfico.

Suspeito em prisão preventiva após interrogatório judicial

O arguido foi presente ao Tribunal Judicial do Funchal, onde foi submetido a interrogatório. Tendo em conta os fortes indícios da prática do crime, o juiz de instrução criminal determinou a prisão preventiva como medida de coação, considerada a mais gravosa prevista na lei portuguesa.

Tráfico de droga na Madeira: um alerta às autoridades e à comunidade

Este caso vem reforçar os alertas das autoridades sobre o aumento da sofisticação das redes de tráfico de droga na Região Autónoma da Madeira. A elevada pureza da substância indica uma possível ligação direta a rotas internacionais de narcotráfico.

A Polícia Judiciária continua a intensificar a vigilância e a investigação para combater este fenómeno e proteger a segurança dos cidadãos.

A população é encorajada a colaborar com as autoridades e a denunciar comportamentos suspeitos, contribuindo para uma sociedade mais segura e justa.

1 comentário:

  1. Parabéns à Polícia Judiciária.
    Muitas famílias destruídas na ilha por causa do consumo de droga.À Polícia Judiciária peço que continuem a " caça" dos traficantes nesta ilha,como exemplo, no bairro de Santo Amaro,Bairro das Romeiras....Os moradores não denunciam com receio de serem ameaçados

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Mulher detida no Lobo Marinho por insultar agentes da PSP

Escapadela de fim de semana ao Porto Santo termina em detenção e ida ao tribunal Confusão no embarque para o Porto Santo termina ...