Vento forte, mar agitado e temperaturas instáveis marcam esta quarta-feira nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Chuva intensa e trovoadas atingem a vertente sul e terras altas da Madeira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso meteorológico para esta quarta-feira na Madeira, antecipando aguaceiros por vezes fortes a partir do meio da tarde. Os fenómenos irão afetar sobretudo a vertente sul da ilha e as terras altas, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
As previsões apontam ainda para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da ilha da Madeira, fenómeno pouco frequente que poderá surpreender residentes e turistas.
Vento moderado a forte com rajadas até 80 km/h nas terras altas
O vento será moderado a forte (25 a 40 km/h), soprando de oeste/sudoeste, com rajadas até 60 km/h em áreas costeiras e até 80 km/h nas zonas montanhosas. O IPMA reforça o alerta para condições adversas em locais expostos.
Temperaturas oscilam entre 14ºC e 20ºC na Madeira e 13ºC a 19ºC no Porto Santo
A temperatura mínima na Madeira será de 14.ºC e a máxima poderá atingir os 20.ºC. No Porto Santo, os termómetros deverão variar entre 13.ºC e 19.ºC, mantendo-se dentro da média para a época.
Funchal com previsão de céu nublado e aguaceiros fortes
Na cidade do Funchal, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e estão previstos aguaceiros, por vezes intensos, a partir do meio da tarde. O vento manter-se-á moderado a forte, com rajadas significativas ao final do dia.
Mar agitado e ondas até 4,5 metros na costa norte
As condições marítimas também inspiram cuidados. Na Costa Norte da Madeira, as ondas de noroeste podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros, aumentando gradualmente até 4,5 metros. Já na Costa Sul, o mar será agitado com ondas de sudoeste entre 2 e 3 metros, podendo chegar aos 4 metros na parte oeste da ilha.
Temperatura da água do mar entre 18 e 19ºC
Apesar do tempo instável, a temperatura da água do mar manter-se-á relativamente amena, oscilando entre os 18 e os 19.ºC.
Recomenda-se cautela nas estradas, especial atenção junto a ribeiras e zonas de montanha, e acompanhamento contínuo das atualizações do IPMA.
Sem comentários:
Enviar um comentário