Últimas

Pesquise

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Madeira e Açores Sem Rede Mas Com Luz : Apagão Generalizado no Sul da Europa

Apagão Generalizado no Sul da Europa: Madeira e Açores Sem Rede Mas Com Luz

Apesar do corte de energia que afetou Portugal continental, Espanha, França e Itália, os arquipélagos da Madeira e dos Açores resistem com luz, mas enfrentam falhas nas comunicações.

Grande apagão em Portugal, Espanha, França e Itália

Uma falha de eletricidade de grandes dimensões atingiu hoje, pelas 11h30, diversas zonas de Portugal e do sul da Europa. O corte de energia afetou também cidades como Madrid e Barcelona em Espanha, e partes de França e Itália.

De acordo com informações oficiais da E-REDES, a falha teve origem num problema na rede elétrica europeia, levando à necessidade de cortes seletivos para estabilizar o sistema. A reposição da eletricidade está a ocorrer de forma progressiva.

Madeira e Açores: luz mantém-se mas rede falha

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a situação é distinta: ainda há luz, mas a rede telefónica encontra-se instável ou indisponível. Segundo o SAPO24, embora o apagão elétrico não tenha chegado às ilhas, o acesso à internet e às comunicações móveis é muito limitado.

Impactos graves no continente: Lisboa, Coimbra e Algarve sem luz

Em Lisboa, Coimbra e no Algarve, há relatos de total ausência de energia. Estão a ser registados problemas graves, como pessoas presas em composições do metro devido à interrupção do fornecimento elétrico.

O serviço de atendimento do Metropolitano de Lisboa foi encerrado e os semáforos estão inoperacionais, contribuindo para o aumento de acidentes de viação nas ruas da capital.

Estado de emergência e convocação de militares

O governo português acionou o estado de alerta DEFCON, um protocolo de emergência que visa assegurar a ordem pública. Militares estão a ser convocados para os quartéis e preparados para intervenção, caso a situação se agrave.

Outros países afetados e possível origem do apagão

O apagão generalizado também atingiu várias comunidades autónomas espanholas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Navarra, País Basco e Extremadura. Em França, regiões como a Costa Basca e Borgonha registaram cortes.

A falha terá origem em avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts que atravessam a Europa. Por outro lado, países como Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Dinamarca não reportaram falhas.

No Japão, as redes elétrica e de telecomunicações continuam a funcionar normalmente, o que indica que o problema está circunscrito à infraestrutura elétrica europeia.

Conclusão: situação em evolução

A situação permanece em atualização. As autoridades recomendam que a população evite deslocações desnecessárias, conserve a bateria dos dispositivos móveis e mantenha-se atenta às indicações oficiais.

Continuaremos a acompanhar todos os desenvolvimentos sobre este apagão histórico no sul da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Homem fica ferido apanhando figos em São Gonçalo

Homem fica ferido ao cair de muro enquanto apanhava figos em São Gonçalo Acidente aconteceu no Caminho das Pedras e mobili...