Um trágico acidente chocou a comunidade da Ponta do Sol, na Ilha da Madeira, na manhã desta terça-feira, quando um turista português, entre os 40 e 50 anos, perdeu a vida após o carro em que se encontrava ter sido atingido por uma pedra de grande dimensão na zona do Passo, na freguesia da Madalena do Mar.
Pedra desprende-se junto à bocadura do túnel e atinge carro estacionado
Segundo informações avançadas por Cláudia Dias Ferreira, coordenadora municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal da Ponta do Sol, o incidente ocorreu por volta das 11h00 da manhã. A vítima encontrava-se na Madeira a desfrutar de férias com a sua companheira, quando, por infortúnio, uma pedra desprendida de uma escarpa caiu diretamente sobre o veículo estacionado junto à lota, na entrada do túnel que liga a Madalena do Mar ao Poço da Areia.
“Lamentavelmente na Madalena do Mar, junto ao bairro do Passo, um carro estava parado junto à lota, na bocadura do túnel, e deu-se o desprendimento de uma pedra que atingiu o carro e vitimou uma pessoa”, declarou Cláudia Dias Ferreira ao DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA.
Intervenção de segurança adiada devido ao mau tempo
A responsável pela Protecção Civil revelou ainda que a escarpa onde ocorreu o deslizamento tinha intervenção de limpeza programada para abril. No entanto, esta foi adiada devido às intempéries que afetaram a Madeira nas últimas semanas.
“Nós temos periodicamente feito intervenções com a Direcção Regional de Estradas, e a intervenção programada para aquele local esteve marcada para abril, mas teve de ser reagendada devido ao período de temporais que assolou a Madeira”, explicou.
Trabalhos de remoção agendados para a próxima semana
A coordenadora adiantou que os trabalhos de remoção de blocos instáveis estão já marcados para a próxima semana. A intervenção abrangerá toda a zona de risco, desde a cascata dos Anjos até ao local do acidente.
“A intervenção irá tirar os blocos que estão em vias de cair, antes da cascata dos Anjos até ao sítio onde caiu a pedra, que é na bocadura do túnel da Madalena do Mar”, concluiu.
Risco nas escarpas da Madeira levanta preocupações
Este trágico episódio volta a colocar em evidência os riscos associados às escarpas nas zonas costeiras da Madeira, sobretudo em períodos de maior instabilidade meteorológica. Autoridades e residentes apelam a uma maior celeridade nas intervenções de prevenção para evitar futuras fatalidades.
A Protecção Civil, a Direcção Regional de Estradas e a Câmara Municipal da Ponta do Sol mantêm-se em alerta e garantem reforçar os trabalhos de monitorização e mitigação de riscos em zonas identificadas como perigosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário