Últimas

Pesquise

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Banhista estrangeiro desaparece apesar de operação de resgate do SANAS

Embarcação salva-vidas de Porto Moniz mobilizada para socorrer turista em perigo

No final da tarde de ontem, uma operação de resgate marítimo mobilizou a Estação Salva-Vidas de Porto Moniz, na Ilha da Madeira, após um alerta de um nadador-salvador para um banhista de nacionalidade estrangeira em situação de risco na Praia da Laje.

Segundo comunicado do SANAS Madeira, o nadador-salvador, que se encontrava de serviço nas Piscinas Naturais do Seixal, relatou ter observado e acompanhado o banhista durante algum tempo. O homem estava fora da área vigiada, demonstrava pouca segurança a nadar e deslocava-se para uma zona de grutas, saindo do campo de visão da equipa de vigilância.

Patrulhamento costeiro sem resultados

De imediato, a embarcação salva-vidas SANAS 105 foi destacada para o local com o objetivo de confirmar o paradeiro do turista. O patrulhamento costeiro decorreu junto à linha de costa, entre as Piscinas Naturais do Seixal e a ponte da Ribeira Funda.

No entanto, apesar dos esforços intensos, não foi possível localizar o banhista. Face às condições do mar, a equipa admitiu como mais provável que o homem tenha conseguido regressar a terra pelos seus próprios meios, não havendo, até ao momento, registo de qualquer pedido de auxílio adicional.

Equipa de resgate regressou à base

Perante a ausência de sinal do banhista e considerando o risco de prolongar as buscas sem indícios concretos, o SANAS Madeira decidiu desmobilizar a operação e fazer regressar a equipa à Estação Salva-Vidas de Porto Moniz. Até novas informações, mantém-se o alerta para qualquer avistamento ou comunicação por parte de populares que possam ajudar a esclarecer o desfecho deste caso.

O SANAS reforça a importância de os banhistas respeitarem as zonas vigiadas, especialmente em áreas rochosas ou de acesso perigoso, evitando riscos desnecessários que podem colocar em perigo não só as suas vidas, mas também as das equipas de resgate.

Zona balnear do Seixal reforça segurança durante o verão

Com o verão a atrair cada vez mais turistas para as praias e piscinas naturais da Costa Norte da Madeira, as autoridades locais apelam a todos os banhistas para que sigam as orientações dos nadadores-salvadores e estejam atentos às condições do mar, garantindo uma época balnear mais segura para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Viatura Fica Pendurada num Muro em Santo António

Um carro ficou hoje pendurado num muro no Caminho da Barreira , em Santo António , no Funchal , depois de o condutor, de nacionalida...