Últimas

Pesquise

sábado, 1 de novembro de 2025

Tragédia: Turista irlandês morre tentando salvar a filha no Porto da Cruz

Tragédia na Praia da Maiata: homem de 44 anos perdeu a vida ao socorrer a filha de 14 anos, arrastada pela força do mar

Um trágico incidente abalou esta tarde a localidade do Porto da Cruz, na ilha da Madeira. Um turista irlandês, de 44 anos, morreu após tentar salvar a própria filha das fortes correntes marítimas que se faziam sentir na Praia da Maiata. O episódio ocorreu por volta das 14h55 e mobilizou vários meios de socorro.

Homem tentou salvar a filha, mas acabou arrastado pelo mar

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta foi dado por volta das 14h55, indicando que uma pessoa se encontrava em dificuldades na água. De imediato, foram acionados elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Funchal, da Associação Madeirense para o Socorro no Mar (SANAS Madeira) e dos Bombeiros Municipais de Machico.

Segundo o comunicado, o homem terá entrado no mar para prestar auxílio à filha de 14 anos, também de nacionalidade irlandesa. No entanto, acabou por entrar em dificuldades, não conseguindo regressar a terra. O corpo foi retirado da água pelos elementos do SANAS Madeira, que realizaram manobras de reanimação, mas sem sucesso.

Filha resgatada por populares

A jovem conseguiu sair da água graças à ajuda de populares que se encontravam nas imediações. Foi prontamente assistida no local pelos bombeiros e, em seguida, transportada para uma unidade hospitalar para observação. Segundo as autoridades, encontrava-se em estado de choque, mas sem ferimentos graves aparentes.

Apoio psicológico e investigação em curso

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi acionado para prestar apoio psicológico aos familiares da vítima, que se encontravam profundamente abalados com a tragédia. O delegado de saúde efetuou o auto de verificação do óbito, e, após contacto com o Ministério Público, o corpo foi encaminhado para o Gabinete Médico-Legal e Forense da Madeira.

O Comando Local da Polícia Marítima do Funchal assumiu a investigação da ocorrência, procurando apurar em detalhe as circunstâncias que levaram ao trágico desfecho.

Praia da Maiata conhecida por correntes fortes

A Praia da Maiata, situada no concelho de Machico, é um local muito procurado por turistas e surfistas. No entanto, é também conhecida pelas suas correntes marítimas perigosas, sobretudo em dias de ondulação forte. As autoridades reforçam o apelo à prudência nas zonas costeiras, especialmente nesta época do ano em que o mar pode ser imprevisível.

Esta tragédia no Porto da Cruz serve como mais um alerta sobre os perigos do mar da Madeira e a importância de respeitar as recomendações das autoridades marítimas. O incidente deixou a comunidade local em choque, num dia que ficará marcado pela dor e pela perda.

Fonte: Jornal da Madeira e SANAS Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Acidente na Estrada do Garajau, no Caniço, deixou pessoa encarcerada

Equipes de emergência em operação de resgate durante a noite em Santa Cruz Um grave acidente rodoviário ocorrido esta noite na E...