segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Roubaram 6000 euros das esmolas da igreja do Caniçal

Furto na Igreja Nova do Caniçal: 6 mil euros roubados durante a Festa da Nossa Senhora da Piedade

Igreja foi alvo de assalto durante a madrugada, causando consternação na comunidade do Caniçal.

Assalto ocorreu na madrugada após a festa religiosa

A Igreja Nova do Caniçal, situada na freguesia do Caniçal, no concelho de Machico, foi alvo de um furto de grandes proporções durante a madrugada desta segunda-feira. Do local, os assaltantes levaram cerca de 6 mil euros em contribuições dos fiéis, resultantes da Festa da Nossa Senhora da Piedade, uma das mais importantes celebrações religiosas daquela comunidade madeirense.

Pároco relata como tudo aconteceu

Em declarações ao DIÁRIO, o pároco responsável, Élio Gomes, explicou que o furto apenas foi descoberto na manhã seguinte, pelas 10h00, quando se preparava para um funeral. Por volta da 00h30 fechamos as portas e não estava nada destruído. Esta manhã, pelas 10h00/10h30, quando ia haver um funeral, deparei-me que as portas mostravam sinais de tentativa de entrada com recurso a ferramentas, e uma, que eles entraram e tiveram acesso à igreja, ao escritório e à sacristia, também, descreveu o sacerdote.

Os assaltantes danificaram portas de madeira, uma janela e reviraram gavetas, tendo levado o dinheiro das ofertas ainda não contabilizadas. Segundo o padre Élio Gomes, o montante roubado rondava os 6 mil euros em moedas e notas, embora não seja possível precisar o valor exato. Levaram este dinheiro. Não estava contado ainda, mas tinha ali uma expectativa de perto de 6 mil euros em trocos e notas. Pode ter isto ou mais um pouco, acrescentou.

PSP e Polícia Judiciária investigam o caso

A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi acionada de imediato e tomou conta da ocorrência, tendo também chamado a Polícia Judiciária, que esteve no local para recolher impressões digitais e outros vestígios. O pároco afirmou que, perante o sucedido, não mexeu em nada até à chegada das autoridades, para facilitar o trabalho da investigação.

Festa da Nossa Senhora da Piedade marcada pela tristeza

O furto ocorreu poucos dias depois da Festa da Nossa Senhora da Piedade, considerada a mais emblemática celebração religiosa do Caniçal. O momento que deveria ser de fé e união da comunidade terminou com um sentimento de revolta e tristeza entre os paroquianos, que agora aguardam respostas da investigação.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário