Últimas

Pesquise

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Incêndio na Ponta do Sol

Foto de Arquivo

Incêndio em Mato nos Poios Mobiliza Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol

Ocorrência foi combatida durante cerca de duas horas numa encosta atrás da antiga esquadra da PSP, na Ponta do Sol.

Chamas deflagraram em zona sensível da Ponta do Sol

Um incêndio em mato deflagrou há pouco no sítio dos Poios, na Ponta do Sol, numa encosta localizada atrás da antiga esquadra da PSP, mobilizando meios dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

A rápida intervenção das corporações foi determinante para evitar que o fogo ganhasse maiores proporções, numa área sensível e próxima de habitações, numa zona frequentemente exposta a condições propícias à propagação de incêndios.

Origem do incêndio poderá estar ligada a balão de ar quente

De acordo com informações recolhidas no local, as chamas terão tido origem num balão de ar quente, uma prática que, apesar de antiga e enraizada em algumas tradições, continua a representar um risco significativo, sobretudo em períodos de maior secura.

Este tipo de ocorrência pode ser evitado através de uma maior consciência e prevenção por parte das pessoas que lançam balões ou artefactos pirotécnicos, sendo fundamental que observem a trajectória e confirmem se não estão, inadvertidamente, a provocar focos de incêndio.

Meios envolvidos e duração do combate

No combate às chamas estiveram envolvidos cinco elementos, apoiados por duas viaturas — uma pesada e outra ligeira. A operação de combate ao incêndio prolongou-se por cerca de duas horas, até que a situação ficou totalmente controlada.

Graças à pronta resposta dos bombeiros, foi possível evitar danos mais graves, protegendo a vegetação envolvente e salvaguardando a segurança das populações próximas.

Tradição antiga, risco atual

A prática do lançamento de balões remonta a dezenas de anos e faz parte de tradições populares. No entanto, as autoridades e corporações de socorro alertam que, nos dias de hoje, com alterações climáticas e maior risco de incêndio rural, a tradição não pode sobrepor-se à segurança coletiva.

Os bombeiros reforçam o apelo à responsabilidade individual, sublinhando que pequenos gestos de descuido podem resultar em incêndios com consequências graves para o ambiente, bens materiais e vidas humanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Câmara de São Vicente avalia reabilitação dos campos de padel após estragos do mau tempo

Os campos de padel de São Vicente, na costa norte da Ilha da Madeira, poderão vir a ser alvo de uma intervenção de reabilitação, depois...