Óbito foi declarado no local pelo delegado de saúde após operação de socorro no cais da Ponta do Sol
A manhã desta sexta-feira ficou marcada por uma tragédia na Ponta do Sol, na Ilha da Madeira. Um turista de nacionalidade alemã, com mais de 50 anos, perdeu a vida no mar junto ao cais daquela localidade do concelho da Ponta do Sol, numa ocorrência que está agora a ser investigada pelas autoridades marítimas.
O óbito foi declarado no local pelo delegado de saúde, após intensas diligências de socorro que mobilizaram diversos meios de emergência.
Autoridades apuram circunstâncias da morte
O Comandante da Zona Marítima da Madeira, Capitão-de-mar-e-guerra Bruno Ferreira Teles, explicou que ainda estão a ser apurados todos os elementos que poderão ter levado à morte do turista alemão. As circunstâncias do incidente permanecem sob investigação, não sendo para já conhecidas as causas exatas.
O Comando Local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência, estando a proceder às diligências necessárias para esclarecer o sucedido.
Grande mobilização de meios de socorro
No local estiveram destacados vários meios de emergência, nomeadamente:
- Uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol;
- Uma embarcação da Estação Salva-vidas do Funchal, com dois tripulantes;
- Elementos da Polícia Marítima.
A rápida intervenção das equipas de socorro revelou-se fundamental na resposta à ocorrência, ainda que, infelizmente, não tenha sido possível reverter a situação.
Agitação marítima prolongada até sábado
Este trágico acontecimento ocorre numa altura em que a Capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de agitação marítima na Madeira até sábado, dia 14.
Inicialmente válido até às 18 horas de hoje, o aviso foi estendido pela autoridade marítima até às 6 horas de amanhã, face às previsões meteorológicas adversas.
De acordo com as informações oficiais:
- Na costa norte da Madeira, estão previstas ondas de noroeste entre 3 a 4 metros;
- Na costa sul, a ondulação será de sudoeste entre 1,5 a 2 metros;
- Na parte oeste da ilha da Madeira, as ondas poderão atingir 2 a 3 metros.
A zona do cais da Ponta do Sol, conhecida pela sua beleza natural e frequentemente procurada por turistas e residentes, pode tornar-se particularmente perigosa em dias de forte ondulação.
Alerta às populações e visitantes
As autoridades reforçam o apelo à máxima prudência junto ao mar, especialmente em períodos de aviso de agitação marítima. A combinação de correntes fortes, rebentação intensa e alterações súbitas do estado do mar pode representar risco elevado, mesmo para nadadores experientes.
Este episódio volta a colocar em destaque a importância do cumprimento das recomendações das autoridades marítimas e da consulta prévia dos avisos emitidos pela Capitania do Porto do Funchal antes de qualquer atividade junto à orla costeira.
A investigação prossegue, sendo aguardadas mais informações oficiais nas próximas horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário