Jornal italiano destaca cardeal português como forte candidato à liderança da Igreja Católica, após a morte de Francisco.
José Tolentino Mendonça: um nome com peso no Vaticano
O cardeal madeirense José Tolentino Mendonça, de 59 anos, está entre os nomes mais apontados como possíveis sucessores do Papa Francisco, falecido no passado 21 de abril, aos 88 anos, no Vaticano. A informação foi avançada pelo conceituado jornal italiano 'La Repubblica', que realça o perfil inovador e cultural do cardeal português.
Atualmente à frente do Dicastério para a Cultura e a Educação, Tolentino Mendonça é considerado um dos cardeais mais influentes e respeitados na Cúria Romana. O jornal sublinha que o seu pensamento segue a mesma linha progressista de Francisco e que tem uma capacidade rara de comunicar com públicos amplos.
Conclave começa a 7 de maio
O conclave que irá eleger o próximo Papa terá início no dia 7 de maio, após o fim oficial do luto que termina a 4 de maio. A cerimónia começará com uma missa solene na Basílica de São Pedro, seguida da reunião à porta fechada na Capela Sistina, onde se espera que a eleição possa durar vários dias.
Com 19 cardeais italianos entre os eleitores, há também expectativa sobre a possibilidade de, pela primeira vez, ser eleito um Papa africano, asiático ou até mesmo o primeiro Papa português da história moderna.
Regras estritas e segredo absoluto
A eleição do novo líder da Igreja Católica segue as normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que estipula regras rigorosas: os cardeais não podem comunicar com o exterior, nem por cartas, chamadas ou meios digitais. É também proibido fazer acordos ou promessas durante a votação.
As votações decorrem com duas sessões de manhã e duas à tarde. Após cada duas votações, os boletins são queimados num fogão próprio. O fumo que sai pela chaminé indica o resultado: preto se não houver consenso, branco se for eleito o novo Papa.
Tolentino é o mais jovem entre os favoritos
Segundo o La Repubblica, o cardeal português é o mais jovem entre os favoritos, o que pode jogar a seu favor. Num momento em que a Igreja procura continuidade nos ideais reformistas de Francisco, Tolentino é visto como alguém com espírito moderno e profundo conhecimento teológico.
Entre os cardeais portugueses com direito a voto no conclave, além de Tolentino Mendonça, estão também António Marto, Manuel Clemente e Américo Alves.
Rumo ao 267.º Papa da Igreja Católica
O cardeal eleito, caso aceite a responsabilidade, escolherá um novo nome papal e vestirá as tradicionais vestes brancas antes de se apresentar ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro, onde será anunciado com a famosa frase “Habemus Papam” e dará a bênção “Urbi et Orbi”.
Com o mundo atento ao desenrolar do conclave, cresce a expectativa em torno da possibilidade histórica de um Papa português – e madeirense – ocupar o trono de São Pedro.
#TolentinoMendonça #PróximoPapa #Conclave2025
Sem comentários:
Enviar um comentário